Pedras são tendência na decoração e arquitetura

Atualizado: 11 de Dez de 2019


Foto: Auera Fotografia

Quem disse que as pedras no caminho não podem ser belas de se admirar? Populares na década de 40, 70 e 80, as pedras e imitações de pedra retornam com força no mercado do décor, anunciadas como tendência em diversos dos principais eventos do setor moveleiro mundialmente.


Mas o que as torna tão atrativas? Assim como a marcenaria, as pedras são mais versáteis do que parecem. Elas são capazes de apresentar um adicional importante quando se trata de diferentes texturas e colorações, além de combinarem perfeitamente em qualquer ambientes da casa e com diferentes materiais, como madeira e mármore.


Dependendo a pedra escolhida, ela pode transmitir sobriedade, sofisticação, rusticidade, modernidade ou até trazer uma aparência mais ligada à natureza. Com tantas opções, elas deixam de ser artigo de paisagismo e começam a invadir diferentes cômodos, como salas de estar e cozinhas, em belíssimas bancadas ou lareiras por exemplo.



Outros benefícios


Foto: Cristian Bauce / Projeto: Monique Fontes

Além de belíssimas, as pedras também possuem benefícios para o conforto do ambiente.


Primeiro, são um ótimo recurso térmico. Isso ocorre porque a pedra absorve todo o calor e deixa o ambiente mais fresco. Dessa forma, elas são perfeitas para quem prefere ambientes mais fresquinhos, em casos de cômodos que pegam sol ou para economizar no ar condicionado.


Por segundo, algumas delas são boas respostas para casas e cômodos que não pegam sol. Isso ocorre em virtude do seu material ser mais poroso, responsável por absorver mais a umidade. Essa características também torna alguma delas antiderrapantes, perfeitas para ambientes de jardim e arredores de piscinas. Mas cuidado, nem todas as pedras apresentam essas particularidades, é preciso ter atenção no momento da escolha.


Por último, mas não menos importante, é um dos materiais de maior qualidade e durabilidade que há. São resistentes e agregam em grande valor ao ambiente.




Opções similares

Com a popularidade surgem novas opções, mais simples e acessíveis, que simulam a aparência da pedra, mas possuem durabilidade e resistência diferentes. Caso você queira apenas investir na estética da pedra e não tanto em suas outras características, essa pode ser uma melhor escolha ao seu orçamento.


No caso específico do revestimento, existem o cimentício e os papéis de parede 3D. Mas quando se trata de algo mais moderno, a marcenaria traz a resposta com os painéis decorativos de laminado melamínico. Sua similaridade com a pedra faz com que sejam um sucesso, gerando novas possibilidades criativas aos arquitetos e decoradores. Em geral, são bastante utilizados em bancadas de cozinha, mesas, nichos, prateleiras ou até em paredes.




Como escolher a pedra ideal?


Balcão e pia trabalhados em pedra Quartzito Fusion Deluxe. (Foto: Marcelo Donadussi / Projeto: Monique Fontes)

Por mais lindas que elas são, é preciso certos cuidados ao escolher a pedra que será utilizada em cada local, levando em conta critérios além do fator decorativo. Cada tipo de pedra irá se encaixar melhor em diferentes circunstâncias, o importante é encontrar aquela que une benefícios de conforto e beleza ao espaço em específico.


Algumas absorvem muito calor, portanto devem ser evitadas no uso de pisos externos ou que peguem sol. Outras são muito porosas, correndo o risco de causarem limo em áreas muito molhadas, como pias de cozinha e arredores de piscinas.


Segundo paisagistas, o melhor para o ambiente interno são gravilhas, pedras roladas ou pedras pintadas. Mas atente-se com sua conservação, indica-se o uso de impermeabilizantes.


Nos ambientes externos ou de maior umidade, como o banheiro, recomenda-se as pedras não tão porosas. Este é o caso da pedra de rio, mármore travertino e a pedra de São Tomé. Essa última é ideal para áreas de piscina, pois não acumula calor e é antiderrapante.


Para paisagismo, jardins e gramados, o mais aconselhado é o granito bruto, pois tem menor chance de escorregamento, uma textura mais natural e baixo custo, torna-o mais acessível.


Como vimos, a pedra pode ser um grande adicional em projetos de marcenaria sob medida. Que tal fazer um orçamento para o seu lar?


Estamos sempre abertos para auxiliá-lo neste processo, contate-nos por aqui ou pelas nossas redes sociais.

0 visualização

Copyright 2017 Móveis Perfect. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Big Dream Agência 360°