O olhar de Natália Schäffer sobre o Refúgio de Mary Quant

Atualizado: 11 de Dez de 2019

A arquiteta parceira da Móveis Perfect conta sobre a experiência de desenvolver este ambiente que integrou a Mostra EliteDesign


Arquiteta conta sobre a experiência profissional de participar da Mostra EliteDesign. (Foto: Divulgação / Natália Schäffer)

Um dos grandes momentos do ano de 2018 foi nossa participação na realização e montagem de um dos mais belíssimos e surpreendentes ambientes da Mostra EliteDesign, em Porto Alegre. Nós e outros diversos apoiadores tornaram realidade o projeto que a arquiteta Natália Schäffer (Eniésse Arquitetura) visionou: um ambiente que englobasse o poder feminino nos detalhes e apresentasse o refúgio de uma figura revolucionária - Mary Quant - nos dias atuais.


Ousada, estilosa, intensa, pronta para experimentar diferentes nuances da vida. A mulher do século XXI, com os ares da mulher que trouxe à fama a minissaia. Uma ideia audaciosa que foi um sucesso. Mas, há muito por trás desse processo, por isso, resolvemos apresentar, em uma entrevista exclusiva, as perspectivas da criadora deste grande espaço.



Móveis Perfect - O que lhe levou a escolher Mary Quant como personagem de inspiração do ambiente?


Natália Schäffer - A Mary Quant surgiu como personagem forte em um ambiente onde expressamos muita ousadia e força feminina.


Por tratar-se de um refúgio de 46m2, não somente um dormitório, este ambiente abrigaria essa mulher tão à frente de seu tempo e tão pioneira em muitas ações. Porém, não formando um espaço retrô (conforme a moda da década de 1960, período do auge de Mary Quant), mas sim, fazendo uma brincadeira com a imaginação e trazendo aquela Mary tão inspiradora para os nossos dias de hoje, ao imaginar o que ela estaria criando neste mundo atual, já que naquela época ela popularizou a minissaia.



Móveis Perfect - Como foi o processo criativo do ambiente?


Natália Schäffer - O processo de criação com a vinda desta personagem foi surgindo naturalmente em simultâneo com o espaço que poderia ser de muitas mulheres, que são fortes, ousadas e sabem o que querem, sem deixarem de lado a sensibilidade e os sonhos, assim como Mary.


As cores, formas e materialidades do espaço foram primordiais para expressar este projeto tão ousado. A nossa ideia era que o visitante se surpreendesse ao chegar no espaço e que fosse de alguma forma marcante.


"O Refúgio de Mary Quant" foi inspirado em uma das grandes figuras femininas e do mundo da moda.

Móveis Perfect - Em que características ou pontos do projeto podemos enxergar a personagem? Qual essência ela adquire ao espaço?


Natália Schäffer - As características da personagem são sutilmente fundidas ao contexto onde trazemos cores fortes e marcantes, além de materialidades ousadas, mas, mesmo assim, muito utilizadas nas tendências de arquitetura. O ponto forte de Mary também se dá nas formas e no espaço (apesar de termos também muitas linhas retas).


Assim, pode-se perceber sutis movimentos de elementos que quebram esta linearidade, instigando o visitante a se perguntar que formatos seriam aqueles - como, por exemplo, o espelho da Mary, criado e projetado pelo nosso escritório, executado com muito carinho pela equipe da Móveis Perfect.


O espelho foi um dos grandes destaques do "Refúgio de Mary Quant".

Móveis Perfect - Como foi o período de desenvolvimento e montagem do ambiente? Suas expectativas foram correspondidas?


Natália Schäffer - Minhas expectativas foram super bem atendidas e cada detalhe projetado foi executado como planejamos. Nós como escritório de arquitetura ficamos muito satisfeitos com todos os parceiros que fizeram este espaço acontecer, pois sem eles nada disso poderia ser real. A equipe da Móveis Perfect em especial abraçou a causa e foi minuciosamente detalhista, com uma execução com primor. Não tivemos nenhum contratempo nas montagens e tudo correu com muita tranquilidade.



Móveis Perfect - Para você, quais são os pontos de destaque no ambiente? Por quê?


Natália Schäffer - Primeiramente, quem adentrava o espaço podia enxergá-lo em sua totalidade, pois trabalhamos os elementos vazados de forma que tudo se interliga visualmente, com o intuito e uma percepção inteira do contexto.


Acredito que dois pontos muito relevantes do projeto foram o rebaixo amadeirado e o ripado no forro, causando um efeito visual super interessante. Este efeito escorria também pelas paredes em conjunto com a iluminação, abrigando o espaço e mesclando com a cor açaí, que também foi uma cor bem utilizada no local, expressando muita força e feminilidade.


É importante salientar que o espaço foi montado quase que em sua totalidade em marcenaria sob medida, a qual podia ser encontrada inclusive no teto.


Marcenaria sob medida compôs o ambiente de forma surpreendente.

Móveis Perfect - Qual a importância da marcenaria no ambiente? O que ela representa?


Natália Schäffer - A marcenaria no ambiente é essencial, pois assim podemos aproveitar cada cantinho, contextualizando os efeitos em conjunto com os outros móveis que fizeram parte do espaço. Ao meu ver, a marcenaria sob medida, hoje em dia, é primordial para a criação de espaços.



Móveis Perfect - O que podemos aprender da relação entre moda e arquitetura? Essa conexão está cada vez mais presente na atualidade?


Natália Schäffer - As duas podem ser vistas como artísticas e também como essenciais nas vidas das pessoas, mesmo que, muitas vezes, elas nem percebam o quão importante são, porque já são tão presentes na vida das pessoas que se pararmos para analisar com calma, a moda e arquitetura estão em todos os locais.


"Acredito que a moda e a arquitetura são expressões do ser humano. Uma forma de se vestir e de vestir os espaços, expressando assim a personalidade, dando conforto e dignidade ao indivíduo".


Móveis Perfect - Pela visão profissional, como foi a experiência de participar da Mostra EliteDesign? O que ela acrescentou a sua vida como arquiteta?


Natália Schäffer - Tanto pela visão pessoal como profissional, é sempre um aprendizado participar de mostras de arquitetura, porque os desafios são expostos e temos que superá-los de forma que saia tudo como o planejado. Ao longo da mostra também temos muito contato com pessoas, ficamos mais próximos do público final e de fornecedores, aumentando assim a rede de contatos e evidenciando nosso trabalho.


Além do quê, é uma maneira de sonhar e tornar realidade, fazendo ambientes que instigam e fazem as pessoas surpreenderem-se, pois podem sair do convencional.



Móveis Perfect - Em geral, pelo viés emocional e/ou profissional, quais foram os momentos mais marcantes de toda essa experiência?


Natália Schäffer - Acredito que o final das montagens, no momento onde a mostra realmente abriu ao público, foi um momento emocionante pois estávamos ansiosos para saber qual seria a reação das pessoas quando adentrassem o espaço.


O último dia da mostra, para mim, também foi muito marcante, pois, em todo o período do evento, vamos nos apegando ao local, então, no final de tudo, a gente já vai sentindo uma saudade gostosa e muita satisfação de ter feito um lindo trabalho.


Somos gratos por essa parceria inspiradora, que tornou nosso ano ainda mais especial. Fique de olho, pois 2019 reserva muitas mais parcerias e mostras espetaculares.

0 visualização

Copyright 2017 Móveis Perfect. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Big Dream Agência 360°