O closet da mulher moderna nos traços de Samantha Poeta

Atualizado: 11 de Dez de 2019

A arquiteta relembra a experiência de desenvolver um ambiente destaque da Mostra GHD, em parceria com a Móveis Perfect

Arquiteta conta sobre a experiência profissional de participar da Mostra GHD (Foto: Instagram / @samanthapoeta.arquitetura)

Sem dúvida, 2018 foi repleto de momentos e projetos memoráveis, cada qual lembramos com eterno carinho e carregamos o legado com orgulho. Para isso, contamos com parcerias inspiradoras de profissionais de muito talento e criatividade.


Uma dessas belíssimas colaborações gerou um dos primeiros destaques do ano, e, com certeza, o mais inovador: o projeto de closet desenvolvido para Mostra Glass House Design, projetado pela arquiteta Samantha Poeta.


Entre os detalhes que representam a nova figura feminina do século XXI, empoderada e independente, permeados nas diferentes tendências do décor e na presença da marcenaria, não há como esquecer o extraordinário espelho eletrônico, uma das principais atrações do público.


Venha recapitular esse acontecimento tão especial em uma entrevista exclusiva, pelo ângulo da criadora deste grande espaço.



Móveis Perfect - Qual o conceito geral de concepção do projeto de closet? Quais pontos arquitetônicos, de design e decoração se destacam? Por quê?


Samantha Poeta - O conceito norteador para o projeto do Closet foi criar um espaço pensado para atender à mulher contemporânea. Um closet feminino e delicado mas, ao mesmo tempo, prático, moderno e arrojado. Nossa inspiração foi uma mulher batalhadora, independente, sofisticada e antenada, que utilizaria este ambiente não só como um vestir, mas como um espaço de relaxamento, diversão e conexão consigo mesma.


Sendo assim, trouxemos para o ambiente a textura da madeira junto com o verde das plantas naturais, reforçando a sensação de bem-estar, acolhimento e proximidade com a natureza, em contraste com os perfis em alumínio preto, garantindo uma composição moderna e impactante, arrematando com os detalhes em serralheria dourada e toques pontuais de tons alaranjados, fazendo alusão à sofisticação e delicadeza feminina.



Móveis Perfect - Pode nos descrever os detalhes que compuseram este projeto, ou os principais deles?


Samantha Poeta - O projeto foi setorizado em dois espaços principais: O primeiro, para o armazenamento de roupas e calçados, era composto por portas de giro com dobradiças pivotantes (novidade exclusiva durante a Mostra GHD) que mesclavam perfis de alumínio pretos, vidro incolor e vidro canelado (forte tendência na decoração atualmente).


Já o restante do espaço, foi pensado para separar os looks do dia e organizar os acessórios, jóias, bijuterias de forma leve e prática. Tudo isso junto à bancada de maquiagem, onde se encontra o espelho eletrônico. Neste local, utilizamos perfis de alumínio preto, que servem como cremalheiras para posicionar prateleiras e gaveteiros na altura em que se deseja, criando uma composição que pode ser personalizada de acordo com as necessidades do dia a dia.



Foto: Gabriel Amaral e Caio Henrique

Móveis Perfect - Por que o espelho eletrônico que compôs este projeto é tão revolucionário? O que o tornou tão popular no evento?


Samantha Poeta - O espelho eletrônico, além de possuir um belo design, traz a tecnologia para auxiliar este cantinho tão especial e sonhado por várias mulheres, que é a bancada de maquiagem.


Acredito que o sucesso do espelho esteja atrelado à sua multifuncionalidade: podemos controlar a intensidade da iluminação, aquecê-lo para eliminar o vapor após o banho e ainda podemos tocar nossas músicas favoritas através dele, contribuindo para tornar o espaço ainda mais agradável.


Foto: Gabriel Amaral e Caio Henrique

Móveis Perfect - De quem veio a ideia de colocar esse espelho na composição do projeto?


Samantha Poeta - O Rafael (diretor da Móveis Perfect) me apresentou diversos lançamentos quando estávamos discutindo o briefing do projeto. Quando ele me mostrou o espelho, logo quis que este estivesse presente, afinal, este espelho multifuncional representa a praticidade necessária para o dia a dia da mulher contemporânea e se encaixa perfeitamente na linguagem do projeto.



Móveis Perfect - Qual o impacto do espelho na composição geral do ambiente? Como ele harmoniza com o restante dos objetos e mobílias?


Samantha Poeta - No espaço onde inserimos o espelho, existe uma modulação de perfis de alumínio pretos, composta em conjunto com prateleiras, gaveteiros e tampos. Esta modulação já foi pensada desde o início da concepção do projeto para a inserção do espelho, de forma que o mesmo se encaixa perfeitamente na composição proposta.


Foto: Gabriel Amaral e Caio Henrique

Móveis Perfect - Qual a importância da presença dos avanços tecnológicos na arquitetura, decoração e design?


Samantha Poeta - Acredito que a tecnologia não pode ser dissociada da arquitetura. Atualmente, somos seres conectados e a tecnologia já faz parte de nós, está presente nos nossos lares e ambientes de trabalho desempenhando as mais variadas tarefas e acredito que cada vez mais trará avanços no nosso modo de viver.


"Assim como a arquitetura, a tecnologia também é pensada para tornar o dia-a-dia dos seus usuários mais confortável e funcional. Dessa forma, nada melhor do que unir estas duas ciências que se complementam".


Móveis Perfect - Como foi o período de criação, desenvolvimento e montagem do ambiente? Suas expectativas foram correspondidas?


Samantha Poeta - Foi um período muito gratificante, no qual fizemos diversas visitas à fornecedores com o intuito de pesquisar tendências e novas tecnologias para compor o nosso ambiente. Após todo o tempo de pesquisa, a criação surgiu naturalmente.


O período de montagem foi intenso, pois eram muitos detalhes para serem executados em poucos dias, mas todas as expectativas foram correspondidas e na inauguração estava tudo funcionando perfeitamente.


Foto: Instagram / @samanthapoeta.arquitetura

Móveis Perfect - Pela visão profissional, como foi a experiência de participar da Mostra GHD? O que ela acrescentou a sua vida como arquiteta?


Samantha Poeta - Foi uma experiência maravilhosa, que me abriu diversas portas na região. Pude entrar em contato com ótimos fornecedores, conhecer muita gente bacana do meio profissional, conversar com clientes em potencial e mostrar um pouco do meu trabalho!


Somos gratos por essa parceria inspiradora, que tornou nosso ano ainda mais especial. Fique de olho, pois 2019 reserva muitas mais parcerias e mostras espetaculares.

0 visualização

Copyright 2017 Móveis Perfect. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Big Dream Agência 360°