10 tendências de decoração para 2020

Uma década se encerra e outra começa repleta de novidades. A partir de agora, as mudanças de comportamento social e as novas tecnologias influenciam também o lar e como convivemos nele.


Os espaços se tornam cada vez menores, muitas vezes compartilhados; as casas começam a ser inteligentes, mas a decoração nunca teve uma conexão tão forte com o humano antes. Assim, os ambientes personalizados, minimalista, mutantes, aconchegantes e sustentáveis guiam os novos movimentos de designers e arquitetos, abrindo espaço para experimentação.


Mas você não precisa esperar até a virada do ano para ficar por dentro das tendências. Confira as principais delas conosco:


Padrões Geométricos


A geometria está de volta em grande estilo. Você a verá em tudo, desde design de móveis a tecidos e até em azulejos. A estética simples, mas interessante, de padrões geométricos torna uma maneira instantânea de adicionar arquitetura a uma sala sem uma reforma completa”, explica o designer de interiores John McClain em entrevista à revista Casa Abril.

A tendência do início do século volta com tudo como reflexo dos movimentos nostálgicos que permeiam tanto a moda quanto a decoração.



Tom sobre tom




O estilo minimalista se mantém forte com a virada da década, impulsionado pelos movimentos de estilo de vida mais sustentável e consciente. Mas isso não quer dizer que a decoração não possa explorar o lado estético deste conceito.


Assim surge o tom sobre tom, uma forma minimalista que combina a cor da parede com os móveis a fim de criar um ambiente monocromático e, ao mesmo tempo, cheio de estilo.



Wabi-sabi


“O design ‘Wabi-Sabi’ está em comunhão com a maneira japonesa de pensar, que celebra as imperfeições dos elementos naturais. Ele idolatra desenhos e formas orgânicas, texturas naturais, cores suaves, madeira desgastada, móveis usados, materiais artesanais e muito mais. Wabi-sabi é sobre realizar realismo na vida, apreciar a magnificência da imperfeição, em vez de tentar melhorá-la. Esperamos ver muito mais da sua estética nos interiores para o fim de 2019 e início de 2020, à medida que o mundo está se concentrando mais em produtos naturais”, conta a diretora da Contour Interior Design Nina Magon em entrevista à revista Casa Abril.

Seguindo a onda das tendências com influência cultura e regional, como o caso da decoração escandinava, a inspiração japonesa chega com tudo e apresenta uma forma mais filosófica de enxergar o ambiente.


Além de andar lado a lado com o fenômeno de consumo natural e orgânico, voltado aos produtos de produção artesanal e cuja beleza se encontra nas imperfeições e na origem sustentável.




Cozinhas monocromáticas



A fama das cozinhas brancas ou coloridas termina e dá espaço ao padrão das cozinhas monocromáticas. Essa tendência aposta em uma coloração única, imponente e forte, independente do material utilizado. Neste caso, menos é muito mais.



Lar inteligente


“À medida que a tecnologia se torna mais sofisticada e capaz de prever melhor o comportamento humano, surge uma revolução em seu design, na qual as novas interfaces estão mais intuitivas do que nunca, com frequência se tornando tão bem integradas que elas podem ser descritas como ‘tecnologia invisível’”, ressalta o pesquisador de tendências, Rohit Bhargava, em seu livro Non Obvious 2017.

O design avança com a inclusão sutil e integrada dos objetos tecnológicos ao ambiente. Nada de projetos megalomaníacos, a simplicidade e a multi-utilidade são os carros chefe quando se trata de aparência das casas do futuro. A presença eletrônica vem para se camuflar e interagir de forma única dentro das casas.


Veja mais em nosso texto especial: A Casa Inteligente




Décor sustentável



A preocupação com o meio ambiente e a crise climática impactam em um consumo consciente de recursos naturais, o que inclui também a decoração do ambiente. O melhor da casa sustentável é que ela parte desde movimentos de grandes designers, pelo uso de matérias-primas reutilizáveis ou biodegradáveis, até o que é acessível a todos - como o reaproveitamento de móveis e materiais ou o famoso DIY (do it yourself, ou em português: faça você mesmo).


Azulejos coloridos



Os grandes revestimentos saem e os pequenos azulejos voltam a decorar as paredes e pias de ambientes como banheiro e cozinhas, desta vez com bastante cor e muitas opções. Novamente, a ideia de padrão geométrico ressurge com tudo, acompanhando à filosofia do minimalismo.




Mobília multifuncional



Com o movimento urbano de construções cada vez menores, os móveis multifuncionais tornaram-se uma opção popular, principalmente na marcenaria, e ganharam novas perspectivas, mais modernas e criativas.


Veja mais em nosso texto: O móvel multiuso como solução para seu ambiente



Tonalidades mutantes


“Gostamos de cores que mudam de tom dependendo da luz do sol. Verdes que parecem azuis de manhã, amarelos que brilham ao pôr do sol ou pratas que parecem roxos. Contemple o sol e aproveite as estações e as cores adequadamente”, dizem Bo Sundius e Hisako Ichiki, co-fundadores da Bunch Design, em entrevista à revista Casa Abril.

Como um movimento natural dos últimos anos, a cor é novamente um dos fatores mais importantes para adquirir sentimento ao ambiente. Neste caso, ela também é mutante como nossas emoções e nossos gostos. Mas isso não ocorre por ela possuir um químico especial, mas sim por simples ação da natureza (sol e sombra).



Paredes com colagem



As paredes de galerias de foto ganham uma nova versão - mais jovem e mutável - com colagens e quadros divertidos aplicados em adesivos ou fitas. Uma opção perfeita para os moradores ambulantes (sempre mudando de cidade e espaço) ou ambientes de aluguel, além de ser uma forma prática de dar mais personalidade e de deixar sua marca sem grandes investimentos ou obras.


Pronta para reinventar o seu lar? Qual das tendências mais lhe chamou a atenção?


Entre em contato conosco e comece o ano com um novo lar!

0 visualização

Copyright 2017 Móveis Perfect. Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Big Dream Agência 360°